Liderança por influência

Se você é um bom Product Manager, sabe que a equipe de que faz parte é a raiz de todo sucesso, vitória (ou atraso). PMs fortes desempenham um papel central em qualquer equipe —porém devem entender que, se exercem liderança, não são gestores de pessoas.

Acima de tudo, sua principal responsabilidade é assegurar que uma ideia se torne uma realidade. E isso com atitude motivadora e organizadora, o que torna as habilidades de comunicação essenciais ao profissional de Produto.

Enquanto a liderança tradicional geralmente envolve situar alguém no topo da pirâmide e dar-lhe a responsabilidade de comandar (enquanto os outros só executam), a liderança por autoridade compartilha o poder, coloca as necessidades dos outros em primeiro lugar e ajuda as pessoas a se desenvolverem e atuarem o máximo possível.

Desse modo, exercer liderança por autoridade na cadeira de Product Manager é a habilidade de impulsionar o desenvolvimento do produto sem precisar “dizer” às pessoas o que ou como devem fazer.

Você precisa liderar e orientar, sem ter o poder de estalar os dedos e fazer as coisas acontecerem, e a única maneira de fazer isso é construir sua influência. 

Afinal, o poder pode até funcionar. É possível conseguir as coisas na base da imposição, mas apenas por um período. Quando o poder é usado de forma autoritária, ele deteriora relacionamentos e não gera engajamento.

Construir um produto é como tentar alcançar o cume de uma montanha com um grupo de pessoas. Você começa traçando o curso e planejando a expedição.

Mas ao subir, você percebe que algumas pessoas estão parando ou ficando para trás. O trabalho da liderança por autoridade é garantir que todos cheguem em segurança, quer isso signifique manter todos hidratados ou carregar a mochila de alguém porque é muito pesada. Você faz o que for preciso para levar o grupo até lá.

Isto lhe soa familiar? Se sim, então você entende como pode ser difícil liderar sem autoridade. Felizmente, há medidas que você pode tomar para melhorar suas habilidades de liderança e tornar-se mais hábil em influenciar aqueles ao seu redor.

Há muitas fontes de autoridade que você pode aproveitar para inspirar outros a seguirem sua liderança. Algumas das mais importantes delas incluem:

1. Sua especialidade

Se você quer ou precisa influenciar outros em sua organização e motivá-los a ouvi-lo, um dos métodos mais seguros é desenvolver conhecimento especializado em sua disciplina, em sua indústria.

Fazendo isso, você pode se posicionar como uma autoridade no assunto.

Usar sua experiência para apoiar suas recomendações, planos ou projetos pode emprestar um ar de autoridade e convencer os outros de que você realmente sabe do que está falando.

Quanto mais único for seu conjunto de habilidades e conhecimentos de outros membros de sua equipe, mais valiosa será a sua percepção.

2. Seus relacionamentos

Independentemente do cargo, um líder é alguém que entende que os relacionamentos podem ser uma ferramenta poderosa para influenciar os outros.

Quando você tem relações reais e significativas com colegas, é possível construir confiança e compreender suas motivações pessoais e profissionais – ambas as quais o colocarão em melhor posição para inspirá-los a seguir sua direção.

As pessoas estarão mais inclinadas a ouvi-lo e ajudá-lo a alcançar seus objetivos se o virem como uma pessoa, não apenas como um colega de trabalho, e se acreditarem que você faria o mesmo por eles, dada a oportunidade.

3. Seu Entendimento Corporativo e Organizacional

Assim como a experiência dentro de sua disciplina ou domínio particular pode ajudá-lo a obter autoridade como especialista, ter uma compreensão completa de como sua organização opera oferece outra fonte de autoridade.

A maioria das empresas, especialmente as maiores ou mais estabelecidas, têm processos particulares em vigor para realizar tarefas.

Se você é a pessoa que sabe como fazer as coisas, passar pelo processo corretamente, obter uma assinatura em projetos-chave, iniciativas ou alocação de recursos, então, naturalmente, você passa a ser visto como um “problem solver”.

4. Sua postura servidora

Ajude. Suporte. Estimule. Isso não é só papel do líder de pessoas, tampouco do agilista. Um bom Product Manager fornece toda a informação que seu time precisa para construir e entregar as soluções. E representa o time para as outras instâncias da companhia, defendendo-o.

Esta atitude, além de ajudá-lo a conquistar empatia e confiança de seus pares, ajudará a quebrar a visão de silos ou cliente-fornecedor que ainda existe na maioria das organizações tradicionais, estruturadas em “departamentos” (negócio e TI, por exemplo). Mas isso é assunto para outro artigo.

Você consegue exercer liderança por influência? Tem dificuldades com seu time? Comente!

#

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *